Conecte-se conosco

Política

Lula é convidado a participar da cúpula do G7; entenda o que é o grupo e o que deve ser discutido

Cúpula acontece entre 19 e 21 de maio. G7 reúne França, EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão, Itália e Canadá e deve discutir guerra na Ucrânia, economia global, segurança alimentar e clima.

Publicado

em

Cidade de Hiroshima, no Japão, onde acontece a cúpula do G7 deste ano — Foto: Itsuo Inouye/AP

Cidade de Hiroshima, no Japão, onde acontece a cúpula do G7 deste ano — Foto: Itsuo Inouye/AP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, a participar em maio deste ano da cúpula do G7, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo.

O convite aconteceu na última quinta-feira (6), durante um telefonema entre Lula e Kishida.

Na gestão Lula, o governo brasileiro tem buscado adotar uma política externa diferente da praticada no período em que Jair Bolsonaro esteve no poder.

Presidente Lula — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Desde que tomou posse, Lula, por exemplo:

foi a Washington (EUA) e se reuniu com o presidente americano, Joe Biden; Bolsonaro apoiou a reeleição de Donald Trump, derrotado por Biden;
esteve em Buenos Aires para se reunir com o presidente argentino, Alberto Fernández; Bolsonaro apoiava a reeleição de Mauricio Macri, derrotado por Fernández;
determinou a volta do Brasil à União das Nações Sul-Americanas (Unasul); Bolsonaro havia retirado o país do organismo multilateral.

O que é o G7?

O G7 reúne os países mais industrializados do mundo. O grupo se reúne anualmente. A primeira cúpula aconteceu em 1975, no Castelo de Rambouillet (França), e contou com a participação do governo da própria França, além de representantes de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão e Itália.

+ Acessadas da Semana