Polícia
Sargentos da PM são suspeitos de exigir ouro de garimpeiros em Porto Velho: ‘um agradozinho’
Agentes exigiram um “agradozinho” equivalente a cinco gramas de ouro para não prender quem estivesse na balsa. Dragas onde o crime supostamente ocorreu ficam no rio Madeira, em Porto Velho.
Três policiais militares, sendo dois deles sargentos e um cabo, são suspeitos de exigir ouro e dinheiro de garimpeiros, sob a ameaça de prisão. As dragas onde o crime supostamente ocorreu ficam no rio Madeira, em Porto Velho.
A ocorrência narra que os policiais chegaram em uma embarcação, se apresentaram aos garimpeiros como Polícia Ambiental, devidamente fardados e armados como parte da equipe, e questionaram sobre documentações referentes à extração de minério.
Segundo as vítimas, os agentes exigiram um “agradozinho” equivalente a cinco gramas de ouro para não prender quem estivesse na balsa. Os suspeitos também exigiram valores em PIX e os contatos dos donos das dragas. Em alguns casos, fizeram com que os funcionários gravassem áudios para os proprietários, exigindo os valores.
Foram feitas diversas abordagens e a tática aparentava ser a mesma, segundo a ocorrência: exigir ouro para não prender quem estivesse no local.
A ação dos policiais foi registrada por câmeras de monitoramento internas em uma das balsas. Através das filmagens, foi possível identificar a embarcação e a empresa a que ela pertence.
Os policiais que atenderam a ocorrência descobriram que os suspeitos alugaram a embarcação, pagaram com o próprio dinheiro, tanto o aluguel quanto o combustível e que fazem isso frequentemente, sob o argumento que “vão dar uma volta no rio”.
Os suspeitos foram identificados como policiais, sendo que dois deles são sargentos. Um dos suspeitos realmente faz parte do Batalhão da Polícia Ambiental e o outro é ex-integrante da divisão.
A embarcação e outros objetos utilizados pelos suspeitos foram encaminhados para a perícia. A ocorrência foi enviada para a Corregedoria da Polícia Militar (PM) por se tratar de um crime militar.
O g1 questionou à PM se o caso está sendo investigado na Corregedoria e se foram afastados. Perguntou também se as dragas onde as extorsões supostamente aconteceram são de garimpo ilegal. Nenhum dos questionamentos foram respondidos até a última atualização desta matéria. Também não há informações sobre prisões.
Por g1 RO
-
Polícia3 dias atrás
Costa Marques – Neto é preso suspeito de tentar matar a própria avó enforcada
-
Publicações Legais3 dias atrás
SOLICITAÇAO DE MUDANÇA DE RESPONSAVEL TECNICO PARA RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO Pedido de VALDECI FERREIRA CLARA,
-
Publicações Legais3 dias atrás
Solicitação de outorga do direito de uso de recursos hídricos de VALDECI FERREIRA CLARA
-
Publicações Legais5 dias atrás
Solicitação de renovação de outorga deJOÃO BATISTA BEZERRA,
-
Notícias5 dias atrás
Solicitação de renovação de outorga deCLAUDINEY CORDEIRO DOS SANTOS
-
Publicações Legais5 dias atrás
Solicitação de renovação de outorga de NILTON CARLOS DANIEL
-
Polícia5 dias atrás
Triplo homicídio: Mulher e duas crianças são encontradas mortas em São Francisco do Guaporé, RO
-
Polícia3 dias atrás
Operação contra tráfico e lavagem de dinheiro prende 11 pessoas em cinco estados e bloqueia mais de R$ 100 milhões de quadrilha