Conecte-se conosco

Esportes

Ausente no Fifa The Best, Messi é eleito melhor do mundo pela 8ª vez

Maior premiação do futebol mundial também criou uma categoria em homenagem à rainha Marta, que premiará os gols mais bonitos entre as mulheres a partir de 2025.

Publicado

em

Messi conquista oitavo título de melhor do mundo no FIFA The Best 2023

Fifa elegeu o argentino Lionel Messi e a espanhola Aitana Bonmatí como os melhores jogadores do mundo e criou um novo prêmio em homenagem à rainha Marta.

Em 2024, a maior premiação do futebol mundial não teve a presença de nenhum dos três jogadores que concorreram ao prêmio de melhor do mundo: o argentino Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland.

E, pela oitava vez, o prêmio ficou com Messi. Entre as mulheres, a eleita foi a espanhola Bonmatí, campeã e melhor jogadora da última Copa do Mundo, além de também ter vencido a Liga dos Campeões com o Barcelona.

O Brasil apareceu de diferentes formas na maior premiação do futebol. Zagallo, que morreu no último dia 6, recebeu uma homenagem especial. Ederson, do Manchester City e da Seleção brasileira, ganhou como o melhor goleiro do mundo. Vini Jr. foi eleito para o time do ano.

E a Seleção brasileira venceu o Prêmio Fair Play, por usar pela primeira vez na sua história uma camiseta preta, em apoio à luta contra o racismo – foi na vitória contra Guiné por 4×1 em um amistoso.

Guilherme Madruga, anunciado nesta segunda-feira (15) como novo jogador do Cuiabá, venceu o Prêmio Puskas, o de gol mais bonito da temporada. Uma bicicleta de fora da área e de cobertura com a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto contra o Novorizontino pela série B do Campeonato Brasileiro.

Durante a festa desta segunda, a Fifa anunciou que a partir de 2025 também haverá a premiação para o gol mais bonitos entre as mulheres e esse prêmio será chamado “Prêmio Marta”, uma homenagem a maior jogadora da história do futebol feminino.

Marta, que já venceu seis vezes o troféu de melhor jogadora do mundo, é a primeira pessoa ainda em vida a ser imortalizada na premiação dos melhores da Fifa.

“Essa homenagem aqui eu divido com todas as mulheres e a partir do ano que vem, quando eles anunciarem o Prêmio Marta Awards, que todas as mulheres se sintam orgulhosas, porque isso é uma conquista nossa e nos representa”, diz Marta.

Fonte: Portal G1

+ Acessadas da Semana