Notícias
Existe vida após a morte? Saiba o que diz a ciência e veja relatos
Resultados de pesquisas apontam que consciência pode ir além da morte do cérebro.
Imagem mostra sombra de pessoas em paisagem deserta — Foto: Unsplash
A vida após a morte é relatada de diversas formas, por diferentes culturas, religiões e linhas de pensamento. Mas, para além de crenças, fenômenos ligados à permanência do “eu” mesmo após o fim da atividade cerebral são investigados a fundo pela ciência há, pelo menos, 150 anos.
Os resultados dessas pesquisas, apesar de sugestivos, apontam que, sim, a consciência vai além da morte do cérebro. É o que explica o professor de psiquiatria Alexander Moreira-Almeida, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), um dos autores do livro “Ciência da Vida Após a Morte”, escrito por cientistas de todo o mundo que compilaram evidências sobre uma das questões mais desafiadoras e difundidas ao longo dos tempos .
Segundo ele, há quatro tipos de evidências, ou fenômenos, estudados pelos cientistas:
Experiências de quase-morte (EQMs);
Experiências mediúnicas;
Memórias de vidas passadas;
Aparições.
Alexander explica que, para cada evidência, há casos que foram analisados e publicados em revistas científicas, no intuito de tentar entender o porquê de elas acontecerem.
“Não quer dizer que você vai aceitar qualquer coisa, mas a gente tem que ter a mente aberta para poder estudar os fenômenos e ver as evidências. O que nós estamos fazendo é convidar as pessoas a conhecerem as evidências para formarem a sua própria opinião. Uma opinião bem embasada e sem preconceitos, nem a favor, nem contra”, diz o professor.
Os fenômenos: caso a caso
Imagem mostra silhuetas embaçadas — Foto: Unsplash
- Experiência de quase-morte (EQM)
Segundo o professor Alexander Moreira-Almeida, um dos casos clássicos de experiência de quase morte foi publicado na The Lancet, uma das principais revistas médicas do mundo.
No artigo, um cardiologista holandês relata um estudo que fez ao seguir pacientes que tiveram parada cardíaca. Ele descreve o caso de um paciente que já havia chegado ao hospital, praticamente, morto.
Os médicos estavam quase desistindo de reanimá-lo, quando seu coração voltou a pulsar. O paciente ainda ficou um tempo em coma após a reanimação.
“Quando ele saiu do coma e foi para o quarto, ele vê o enfermeiro e fala: ‘Você sabe onde está a minha dentadura’. O enfermeiro olha assustado e o paciente descreve o dia em que ele teve a parada cardíaca e viu o enfermeiro colocando a dentadura dentro de um potinho na segunda gaveta. Quando eles procuram, ela realmente estava lá. Mas como ele sabia, se já havia chegado ao hospital morto?”, relata o professor.
Alexander explica que, nesse caso, há a possibilidade do paciente ter fantasiado, mas que isso é pouco provável, dada a riqueza de detalhes narrada por ele. “Outra possibilidade é de que a própria consciência pode continuar existindo mesmo se o cérebro não está mais funcionando”, diz o psiquiatra.
-
Polícia5 dias atrás
Costa Marques – Neto é preso suspeito de tentar matar a própria avó enforcada
-
Publicações Legais5 dias atrás
SOLICITAÇAO DE MUDANÇA DE RESPONSAVEL TECNICO PARA RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO Pedido de VALDECI FERREIRA CLARA,
-
Publicações Legais5 dias atrás
Solicitação de outorga do direito de uso de recursos hídricos de VALDECI FERREIRA CLARA
-
Polícia5 dias atrás
Operação contra tráfico e lavagem de dinheiro prende 11 pessoas em cinco estados e bloqueia mais de R$ 100 milhões de quadrilha
-
Publicações Legais2 dias atrás
SOLICITAÇAO RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO PARA PISCICULTURA DE EVALD KUHN
-
Publicações Legais2 dias atrás
SOLICITAÇAO MUDANÇA DE TITULARIDADE NA RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO DE EVALD KUHN
-
Publicações Legais2 dias atrás
SOLICITAÇAO RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO PARA PISCICULTURA VALDEMAR BOLONHA
-
Publicações Legais2 dias atrás
SOLICITAÇAO RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO DE VALDECI FERREIRA CLARA