Conecte-se conosco

Acidentes

Mato Grosso do Sul – Motoristas atravessam ‘corredor de fogo’ em estrada do Pantanal

Número da área queimada do bioma em 2023 é quase 200% maior do que o registrado em todo ano passado.

Publicado

em

Incêndios na BR-262 — Foto: Fausto Ruas

Incêndios na BR-262 — Foto: Fausto Ruas

Os números de área queimada até novembro de 2023 já são quase 200% superior ao registrado em todo o ano passado.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas nos municípios de Corumbá (74,8%), Aquidauana (12,8%) e Porto Murtinho (10%), correspondem a 97,6% dos focos de calor no Pantanal.

O Corpo de Bombeiros orienta aos condutores a tomar cuidado ao transitarem no local, principalmente no período noturno, devido à visibilidade prejudicada pela fumaça densa, além do risco de os veículos serem atingidos por labaredas de fogo. O vídeo foi gravado na última terça-feira (14).

Na última terça-feira (14), o governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nas cidades de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, devido aos incêndios florestais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), os militares e os órgãos ambientais têm acompanhado a situação no local. A previsão do tempo indica a possibilidade de chuva na próxima segunda-feira (20), o que deve contribuir para o combate aos incêndios.

Pantanal em chamas

 

Fogo no Pantanal de Mato Grosso do Sul. — Foto: CPA-CBMMS / Mairinco de Pauda

Fogo no Pantanal de Mato Grosso do Sul. — Foto: CPA-CBMMS / Mairinco de Pauda

O Corpo de Bombeiros informou que uma força-tarefa trabalha para controlar grandes incêndios no bioma Pantanal. Em dez dias, 84 mil hectares foram queimados no Pantanal somente em Corumbá – maior área pantaneira atingida por incêndios em Mato Grosso do Sul.

Até novembro deste ano, 947.025 hectares do bioma que se espalha por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso já foram consumidos pelas chamas. Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).

Fonte: Portal G1

+ Acessadas da Semana