Conecte-se conosco

Polícia

Rondônia ocupa 2º lugar em mortes no campo, aponta Comissão Pastoral da Terra

Levantamento mostra 40 mortes em 34 anos de conflitos; estado só perde para o Pará.

Publicado

em

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nesta semana dados alarmantes sobre o massacre no campo em todo o país. Rondônia ocupa o segundo lugar no ranking de estados com mais mortes em conflitos no campo, totalizando 40 óbitos e nove massacres em 34 anos. O estado só fica atrás do Pará, que registrou 155 vítimas e 30 conflitos.

A série histórica da CPT, que contabiliza números de conflitos e mortes desde 1985 até os dias atuais, mostra um aumento dessas ações, atingindo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre os grupos mais afetados em Rondônia estão posseiros (14 mortos), sem-terra (14 mortos), trabalhadores rurais (5 mortos), aliados (3 mortos) e pequenos proprietários (1 morto). Três vítimas não foram identificadas.

O levantamento também apresentou dados de 2022, com registros de conflitos em três categorias: terra, água e trabalho. Rondônia teve registros em todas as áreas e contabilizou sete mortes no campo neste ano, empatado com o Maranhão e atrás apenas do Pará, que registrou cinco mortes.

Segundo o estudo da CPT, a maior parte dos assassinatos em Rondônia ocorreu na região de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira.

Fonte: Rolim Noticias

+ Acessadas da Semana