Conecte-se conosco

Saúde

TEMPO SECO: Veja 5 dicas para lidar com esse problema

Publicado

em

dicas-para-lidar-com-tempo-seco

Em muitas regiões do Brasil, o final do inverno e a chegada da primavera representam tanto o aumento das temperaturas quanto a redução da umidade relativa do ar, contribuindo para a instalação de um quadro bastante complicado para a saúde da população: o tempo seco.

A situação é ainda pior para quem tem rinite alérgica ou outras doenças respiratórias crônicas, pois os diversos sintomas dessas enfermidades podem ser agravados pelo tempo seco, prejudicando a qualidade de vida.

Para ajudar você a lidar com o problema, reunimos 5 dicas muito simples, mas que podem fazer toda a diferença para a promoção da saúde e do bem estar. Confira!

1. Beba bastante água

Quando se trata de dicas para promover a qualidade de vida, beber bastante água é um dos principais hábitos relacionados a um estilo de vida saudável.

Nossos tecidos e órgãos são formados em sua maior parte pela água, o que faz dela um item essencial para o funcionamento equilibrado do organismo e a prevenção de problemas como a prisão de ventre.

Embora a recomendação geral dos especialistas seja para tomar cerca de 2 litros de água por dia, no tempo seco essa quantidade deve ser maior, para compensar a falta de umidade do ar e reduzir os incômodos.

2. Invista em alternativas para umidificar os ambientes

A falta de umidade do ambiente externo pode ser combatida nos ambientes internos com o uso de aparelhos umidificadores, que podem ser encontrados em farmácias e lojas de eletrodomésticos.

Quem não consegue fazer essa aquisição, pode usar recursos caseiros, bem mais simples e acessíveis: toalhas de banho molhadas ou bacias com água.

As alternativas para umidificar os ambientes devem ser empregadas especialmente durante a noite, para garantir um sono melhor.

3. Aposte no soro fisiológico

O uso de soro fisiológico para manter as narinas bem hidratadas é um ótimo cuidado de saúde, ainda mais importante no tempo seco.

Você pode fazer uso de sprays ou fazer inalações com aparelhos adequados.

A mucosa dos olhos também merece uma atenção extra, pois isso ajuda a evitar infecções como a conjuntivite. Basta lavar os olhos com o soro fisiológico ou usar colírios de lágrima artificial.

4. Evite alguns horários para fazer atividades físicas

No tempo seco, o ideal é evitar a prática de atividades físicas entre as 10h às 17h (ou entre as 11h às 18h, quando o horário de verão entra em vigor).

Dessa forma é possível evitar um desgaste maior do organismo para equilibrar as funções metabólicas em meio à baixa umidade do ar agravada pela altas temperaturas nesse período do dia.

5. Hidrate bem a pele

No tempo seco, a hidratação interna do organismo com o aumento da ingestão de água é fundamental. Mas ela não é a única forma de amenizar os efeitos da baixa umidade sobre o corpo.

Também é necessário garantir a hidratação externa, usando cremes e óleos sobre a pele. Isso reforça a proteção cutânea e evita o aparecimento de alergias ou feridas típicas do tempo seco,

Outra medida importante é evitar banhos com água em temperatura elevada, pois isso resseca ainda mais a pele.

Para quem tem rinite alérgica e outras doenças respiratórias crônicas, vale ainda uma dica extra: aumente o consumo de alimentos ricos em magnésio, como a couve, a banana e o feijão preto.

Esse mineral tem uma participação importante no funcionamento do sistema imunológico e na produção de energia, ajudando a combater os sintomas característicos das crises de rinite.

Entretanto, para garantir as quantidades diárias recomendadas de magnésio, o ideal é adotar a suplementação alimentar, com produtos de qualidade comprovada como o Magvit.

Gostou das nossas dicas para reduzir os incômodos causados pelo tempo seco? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude seus amigos a promoverem a saúde e a qualidade de vida!

Por: Mag VIT

+ Acessadas da Semana